Ensino Fundamental I

No Colégio Cidadão do Amanhã, os alunos do Ensino Fundamental I têm uma série de atividades diferenciadas, a fim de proporcionar um amplo desenvolvimento das crianças.

Nessa etapa, a proposta pedagógica prioriza as possibilidades que exploram a curiosidade e instigam o aprendizado por meio da pesquisa e da investigação. As descobertas realizadas são sistematizadas em atividades que evidenciam a expressão oral e prática, enquanto as tentativas de escrita e o registro gráfico são trabalhados em materiais diversificados.

Além do trabalho com Projetos, utilizamos o Livro Integrado do Positivo, o Portal Educacional e o aplicativo Aprimora, que faz o acompanhamento individual dos alunos, verifica o aprendizado dos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, e propõe atividades para o nivelamento.

Dentro da grade curricular é oferecido sem custo adicional para os alunos do Primeiro Ano: Projeto de Literatura, Balé, Jogos Cooperativos, Inglês, Oficina de Culinária, Musicalização e Canto.
Para alunos do Segundo ao Quinto Ano: Empreendedorismo e Educação Financeira, Street Dance, Jogos Cooperativos, Inglês, Oficina de Culinária, Pense Matemática, Musicalização e Canto.

Os alunos do 2º ao 5º ano do Fundamental I têm quatro aulas de PES-inglês dentro da grade curricular.  As aulas são diferentes das aulas do ensino regular, visam desenvolver as quatro habilidades da proficiência em inglês: falar, ler, escrever e compreender.

Dispomos de atendimento em período Integral para os alunos da Educação Infantil ao Quinto Ano. Neste período o trabalho é desenvolvido com projetos, entre eles a Dança, Literatura e várias outras atividades.

MOSTRA DO CONHECIMENTO

Com o objetivo de apresentar os resultados alcançados conforme a proposta pedagógica e de valorizar o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem, a Mostra do Conhecimento, evento que acontece anualmente, é uma oportunidade para os educandos transformarem-se em mestres. Na ocasião, os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio preparam uma exposição aberta aos familiares e à comunidade escolar demonstrando todo o seu potencial, seu talento e suas habilidades, uma vez que são os responsáveis pela produção de todas as atividades, além da recepção aos visitantes e da explicação dos trabalhos.